Notícias 04.04.24

Dia Mundial do Livro: como estimular leitura na escola?

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Celebrada em 23 de abril, data especial foi instituída pela UNESCO em 1995.

Ler é uma ferramenta poderosa que desbloqueia portas para o conhecimento, a criatividade e o crescimento pessoal. Mas cultivar esse hábito pode ser desafiador, principalmente entre jovens, e o Dia Mundial do Livro surge como uma oportunidade para incentivar a leitura nas escolas.

Neste texto, vamos explorar juntos o significado e o propósito por trás do Dia Mundial do Livro, enquanto mergulhamos nas diversas maneiras pelas quais essa celebração pode inspirar o amor duradouro de crianças e adolescentes pela leitura. Acompanhe-nos nesta jornada enriquecedora!

Quando e o que é o Dia Mundial do Livro?

Celebrado em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1995. Forma de promover a leitura, a publicação e os direitos autorais, a data foi escolhida em homenagem a grandes escritores, como Shakespeare, que faleceu em 23 de abril de 1616.

Qual é a importância do Dia Mundial do Livro?

O Dia Mundial do Livro destaca a importância da leitura como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano. Essa também é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural presente na literatura e para promover o acesso aos livros em todos os lugares.

Como a data ajuda a estimular leitura na escola?

O Dia Mundial do Livro pode ser um catalisador para atividades que incentivam a leitura nas escolas. Confira!

Clube literário

A primeira dica é criar um clube do livro onde os alunos possam compartilhar suas leituras, discutir ideias e recomendar obras uns aos outros. Isso não apenas promove a leitura, mas também cria um senso de comunidade e colaboração entre os estudantes.

Leitura em voz alta

Realizar sessões regulares de leitura em voz alta, nas quais os professores compartilham trechos de livros com os alunos, é outra atividade educativa. Isso não só incentiva o hábito de ler, mas também ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais.

Feira do livro

Organizar uma feira do livro na escola, onde os alunos tenham a oportunidade de explorar uma variedade de títulos e adquirir novas obras para suas bibliotecas pessoais, é uma experiência que desperta o interesse dos alunos pela leitura e pela descoberta de novos mundos por meio das obras literárias.

Projetos de leitura

Por fim, a dica é implementar projetos interdisciplinares que integrem a leitura de textos literários com outras áreas do conhecimento, como História, Ciências e Artes. Isso ajuda os alunos a entender a relevância da leitura em diferentes contextos e a desenvolver habilidades de análise crítica.

O Dia Mundial do Livro oferece uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre a importância da leitura e para promovermos iniciativas que incentivem esse hábito nas escolas. Ao adotarmos atividade que estimulam a leitura, enriquecemos a experiência educacional dos alunos e os preparamos para enfrentar os desafios atuais.

Para mais dicas e conteúdos sobre leitura e educação, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!