Notícias 22.03.24

Alfabetização: conheça 10 jogos com palavras para estimular aprendizagem

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Brincadeiras ajudam crianças a desenvolver habilidades de leitura e escrita com diversão.

A alfabetização é um dos marcos mais importantes na jornada educacional de uma criança, especialmente no contexto do bilinguismo. É o momento em que o aluno começa a decifrar o mundo das palavras e a desenvolver habilidades fundamentais para sua aprendizagem significativa.

Nessa fase, o processo educativo deve ser divertido e envolvente para os estudantes. Uma maneira de fazer isso é por meio de brincadeiras e jogos com palavras, que estimulam a alfabetização, promovem a interação social e o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Adiante, saiba quais são os principais jogos com palavras para quem está na alfabetização!

1. Caça-palavras

A lista começa por um clássico que ajuda a criança a reconhecer palavras, associar letras e desenvolver o vocabulário. Além disso, é uma atividade que estimula a concentração, o foco e a atenção aos detalhes.

2. Forca

A força, por sua vez, é ideal para trabalhar o reconhecimento de letras e a formação de palavras. A cada letra errada, a criança tem a oportunidade de aprender mais sobre o alfabeto e enriquecer seu vocabulário.

3. Jogo da memória com palavras

Esta é uma variação do tradicional jogo da memória, no qual as cartas contêm palavras em vez de imagens. Apostar nessa brincadeira ajuda, consistentemente, a fortalecer a associação entre letras e seus significados.

4. Palavras-cruzadas

Esta opção não pode faltar no processo lúdico de aprendizagem: as palavras-cruzadas, quando adaptadas para as crianças, são ótimas para expandir a linguagem e incentivar a busca de soluções por meio da associação de letras e palavras.

5. Batalha naval de palavras

A versão educativa do clássico jogo de batalha naval é outra ideia para ativar a alfabetização. Ao invés de adivinhar em que quadrados estão os navios oponentes, essa brincadeira possibilita que as crianças descubram as coordenadas das letras para formar palavras.

6. Ditado maluco

Nesta brincadeira empolgante, os adultos devem ditar as palavras para as crianças, que precisam escrevê-las corretamente. Além de praticar a escrita, o ditado maluco estimula a audição e a memória dos jogadores.

7. Quebra-cabeça de palavras

Montar quebra-cabeças com letras e formar palavras é uma excelente forma de trabalhar a associação entre grafemas e fonemas. Além disso, o jogo desenvolve habilidades de resolução de problemas e fortalece a cooperação entre as crianças.

8. Bingo de palavras

No bingo de palavras, preparamos cartelas contendo uma variedade de termos, os quais são sorteados para as crianças. Os participantes devem reconhecer e assinalar as palavras sorteadas em suas cartelas, promovendo a habilidade de reconhecimento visual das palavras.

9. Contação de histórias

Este jogo é uma forma de encorajar as crianças a criar suas próprias histórias, utilizando as palavras que já conhecem. Isso estimula a criatividade, o vocabulário e a compreensão da estrutura narrativa.

10. Corrida das palavras

A corrida das palavras também contribui para o percurso da alfabetização. Para exercitar a atividade, espalhe cartões com palavras pelo ambiente e peça para as crianças encontrarem e trazerem de volta ao grupo. Quem encontrar mais palavras corretamente, vence a corrida, promovendo o reconhecimento visual das palavras e a agilidade cognitiva.

Neste texto, você entendeu que os jogos com palavras são uma ferramenta valiosa no processo de alfabetização. Além de tornarem a aprendizagem mais divertida e atrativa, as atividades proporcionam oportunidades para desenvolver habilidades linguísticas essenciais nas crianças.

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais para outras dicas educativas. Estamos no Facebook e no Instagram!