AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
A escola bilíngue é um modelo pedagógico seguido pelas melhores instituições de ensino do país, assim como a dupla certificação, que certifica escolas em parceria com convênios e organizações internacionais. Mas você sabe o que é, exatamente, cada uma dessas modalidades e como impactam a matriz curricular?
Pensando nisso, explicamos as especificidades que caracterizam a escola bilíngue e a oferta de dupla certificação, além de mostrar por que matricular os estudantes em uma escola bilíngue com o diferencial de uma dupla certificação. Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre o assunto!
A escola bilíngue oferece um currículo integrado entre língua nativa e segundo idioma. Esse modelo não prevê uma única matéria na qual os alunos aprendem a competência linguística, pois a matriz curricular contempla várias disciplinas em língua estrangeira, aprofundando o contato com outras culturas e preparando as turmas para os desafios globais.
A principal característica da escola bilíngue é a matriz curricular com integração da língua nativa — no caso do Brasil, o português — e de uma língua estrangeira. Além das disciplinas ministradas nos dois idiomas, as melhores instituições disponibilizam atividades extracurriculares (After School) para otimizar o aprendizado linguístico.
Agora que você sabe o que é uma escola bilíngue, é importante conhecer a dupla certificação, certo? A modalidade se aplica a escolas nacionais certificadas por um instituto internacional. Dessa forma, ao final do ciclo escolar, os alunos recebem dois certificados de conclusão para usar tanto no país de origem quanto no exterior.
A dupla certificação é uma conquista dos estudantes que completam os requisitos mínimos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — documento brasileiro com uma série de competências a serem desenvolvidas na vida escolar — e contemplam as atividades indicadas pelo convênio ou pela organização internacional.
A escola bilíngue oferece componentes curriculares em dois idiomas, sendo uma língua nativa e uma língua estrangeira. Já a dupla certificação é resultado de um convênio entre uma instituição nacional e uma organização do exterior, qualificando os estudantes para ingressar no mercado de trabalho com fluência digital e agir ativamente na comunidade local e global.
O ideal é contar com uma escola bilíngue que oferece a dupla certificação para quem cumprir os requisitos mínimos da BNCC e do padrão seguido pela organização estrangeira. Assim, com um currículo internacional certificado por convênios educacionais de referência, os alunos conseguem oportunidades em todo o planeta.
Na Escola Bilíngue Pueri Domus, o programa bilíngue estimula o raciocínio na língua nativa e na segunda língua. Os estudantes dominam aspectos linguísticos e aprofundam o conhecimento científico e cultural em inglês. Um grande diferencial em relação ao ensino tradicional de um novo idioma.
IB World School, a Escola Bilíngue Pueri Domus oferece aos alunos do Ensino Médio o currículo brasileiro com o certificado International Baccalaureate® (IB). O Diploma IB é aceito em inúmeras faculdades ao redor do mundo. Atualmente, mais de 90 países reconhecem essa certificação.
Com ensino bilíngue e dupla certificação do Diploma IB, a Escola Bilíngue Pueri Domus forma estudantes com um perfil diferenciado em relação a outras instituições. O aluno IB é um cidadão global com conhecimentos e atitudes que transformam ativamente a sociedade.
Neste texto, você entendeu o que é ensino bilíngue e dupla certificação, modalidades que aceleram o desenvolvimento de habilidades focadas nos desafios da educação hoje. Por isso, conte com uma escola que têm esses dois diferenciais, qualificando os jovens com práticas pedagógicas de referência.
Quer saber mais sobre as novidades da educação? Siga as nossas redes sociais e veja outros materiais interessantes. Estamos no Facebook e no Instagram!