AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
Um grupo de alunos da Escola Bilíngue Pueri Domus venceu a edição 2025 da Creativity Marathon, uma competição internacional organizada pela Full Sail University, nos Estados Unidos, que desafia jovens de diversos países a propor soluções criativas para problemas reais do mundo contemporâneo.
Sob a orientação da professora Cintia Yamashita, Mariana, Helena, Leonardo, Giulia e Carolina conquistaram o primeiro lugar entre quase 400 vídeos enviados por 1.800 participantes. O projeto visa à implementação de máquinas automatizadas de reciclagem em supermercados — uma ideia que combina inovação, consciência ambiental e impacto social.
A competição é voltada para o High School/Ensino Médio, com foco no desenvolvimento de habilidades criativas, pensamento crítico e trabalho colaborativo. A edição deste ano desafiou os participantes a responder a temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O grupo do Pueri escolheu o ODS 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis — e apresentou uma ação prática e viável para transformar o hábito de reciclar em algo acessível e recompensador no cotidiano dos brasileiros. A clareza do roteiro, somada à qualidade do vídeo produzido, garantiu à equipe o reconhecimento internacional.
Competir com milhares de pessoas de diferentes países exige mais do que boas ideias: requer fluência em idiomas, comunicação assertiva, espírito de liderança, domínio de ferramentas digitais e a habilidade de apresentar soluções de impacto.
Nesse contexto, a educação bilíngue oferecida pelo Pueri Domus tem um papel decisivo. O domínio da língua inglesa possibilitou a participação ativa das turmas em todas as etapas do projeto — desde a concepção até a apresentação final —, além de ampliar o repertório sociocultural e a visão de mundo na compreensão dos desafios globais.
Essa conquista é reflexo de uma formação que valoriza a autonomia, o protagonismo e o olhar responsável para o futuro. O vídeo apresentado pelos alunos não apenas responde a um problema urgente do Brasil, como também inspira mudanças no comportamento coletivo, abrindo espaço para soluções que unem tecnologia e consciência social.
É também um exemplo de como o ambiente escolar pode ser um catalisador de ideias transformadoras, especialmente quando há incentivo ao pensamento criativo e à articulação com causas maiores.
Parabenizamos os participantes e convidamos todos a assistir ao vídeo vencedor do desafio: