Notícias 26.06.23

Por que e como promover o empreendedorismo na escola?

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Educação empreendedora é objetivo da UNESCO e competência priorizada pela BNCC no país.

O empreendedorismo na escola é um tema alinhado aos objetivos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a UNESCO, e uma competência priorizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estabelece normas para o ensino no Brasil.

Mas você sabe o que é uma educação empreendedora e por que essa mentalidade deve ser estimulada no período escolar? Este conteúdo responde às questões e mostra, também, dicas práticas que ajudam a promover o empreendedorismo na escola. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é empreendedorismo na escola?

Empreendedorismo na escola é uma série de conhecimentos e atitudes que ajudam os alunos a identificar oportunidades e desenvolver soluções com a criação de produtos, serviços ou até mesmo ideias positivas para a sociedade.

O foco da educação empreendedora está na autonomia e na liderança em busca da inovação, com um currículo que desperta hard e soft skills dos estudantes, além de contribuir para o projeto de vida e a futura inserção dos jovens no mercado de trabalho global.

Por que promover o empreendedorismo na escola?

Até aqui, você sabe o que caracteriza o empreendedorismo na escola. Mas a dúvida que fica é sobre por que promover essa atitude por meio das práticas pedagógicas, certo? Veja as principais motivações!

Autonomia

O empreendedorismo na escola impulsiona os estudantes a encontrar soluções criativas para os problemas da sociedade. Por esse motivo, a educação empreendedora aperfeiçoa a autonomia e a autossuficiência dos jovens ao mesmo tempo que reconhece a importância do trabalho em equipe para a conquista dos resultados.

Responsabilidade

Com a integração da mentalidade empreendedora ao currículo escolar, os alunos devem refletir sobre uma temática e concretizar um projeto inovador em alguma área do conhecimento. Nesse sentido, o empreendedorismo ajuda os jovens a ter uma postura mais responsável e comprometida com a superação dos desafios cotidianos.

Responsabilidade

Liderança

A educação empreendedora também envolve a capacidade de liderança, já que o trabalho em equipe precisa da coordenação de um líder para realizar cada etapa e apresentar, ao final da jornada, um projeto de impacto positivo para a coletividade.

Assim, ao desenvolverem práticas pedagógicas e serem orientados no coaching, os jovens identificam interesses, aprimoram aptidões e ganham confiança para articular ações em conjunto.

Que dicas ajudam a promover o empreendedorismo na escola?

Neste momento, você compreende as vantagens da inserção do empreendedorismo na escola. Mas como estimular, efetivamente, a mentalidade empreendedora dos estudantes? Confira!

Inspirar-se nos desafios do mercado

O empreendedorismo prepara os alunos para os desafios do mundo atual, envolvendo-os em temáticas reais e impulsionando-os a lançar projetos inovadores. Por isso, os educadores se inspiram nas projeções do mercado profissional, desenvolvendo nos jovens habilidades transformadoras para a realidade local e global.

Contextualizar a temática

Para envolver os alunos em uma prática empreendedora, os educadores contextualizam as aulas e promovem discussões próximas à realidade dos jovens. Assim, as turmas conseguem acompanhar os conceitos e assimilar melhor os casos de sucesso apresentados em sala de aula, motivando-se para lançar, na companhia dos colegas, projetos inovadores na escola.

Realizar atividades “mão na massa”

Por fim, a mentalidade empreendedora tem tudo a ver com a aprendizagem maker, que usa atividades “mão na massa” para aguçar a curiosidade dos jovens. Isso explica por que os professores estabelecem uma forte conexão com as turmas ao colocá-las em contato com desafios reais.

Como Escola Associada da UNESCO, o Pueri Domus é reconhecido pela qualidade na educação há mais de 50 anos. O ensino bilíngue integral forma, com o empenho dos melhores educadores, cidadãos globais com autonomia, criatividade e mente empreendedora para solucionar os desafios da sociedade.

Neste artigo, você entendeu o que caracteriza e qual é a importância do empreendedorismo na escola. Essa prática, que resulta em projetos inovadores e de impacto positivo para a humanidade, é desenvolvida por meio de atividades “mão na massa”, ensino contextualizado e currículo escolar em constante atualização.

O texto foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando sobre práticas inovadoras na educação. Veja, agora, 5 benefícios de estudar em uma Apple Distinguished School!