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Pueri Domus
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Notícias
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A escola, assim como qualquer organização, faz acontecer as atividades a partir de várias parcerias que sustentam todo seu propósito. São associações, instituições governamentais, não governamentais, de pesquisa, de criação de recursos e insumos, por exemplo. E, especialmente no contexto educacional, a parceria família e escola é uma das mais importantes.
Pensando nisso, convidamos a diretora da Unidade Itaim da Escola Bilíngue Pueri Domus, Ana Gonzaga, para explicar qual é o papel da parceria família e escola e indicar como essa conexão pode ser estabelecida ao longo da formação acadêmica de crianças e adolescentes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
“Escola e família têm, em sua essência, o olhar, as ações, os projetos e todo o investimento voltados à formação contínua de crianças e adolescentes. Nesse espaço, não acontece somente a aprendizagem, mas também a educação, a formação humana, a construção social e, por meio das interações, a tecitura emocional”, afirma Ana Gonzaga.
Nesse sentido, a diretora da Unidade Itaim do Pueri Domus pontua que a parceria entre a família e a escola se torna crucial no processo de ensino, à medida que o propósito da família também é contribuir para a formação integral dos filhos, preparando-os para os desafios do futuro.
SAIBA O QUE É E POR QUE É IMPORTANTE O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE!
Para consolidar a parceria entre família e escola durante o tempo de educação dos estudantes, existem, pelo menos, 4 pilares fundamentais. Confira.
“É importante que a família conheça os princípios e os propósitos de uma escola e que eles sejam os mesmos, antes da decisão e da concretude dessa parceria. É preciso que escola e família estejam em sintonia com as expectativas e com o que se propõem a construir e a realizar”, comenta Ana Gonzaga.
Para a educadora, o elemento forte desse alinhamento entre a escola e a família é a confiança e a reciprocidade dos valores almejados.
A especialista diz que a parceria acontece entre a família e a escola quando a comunicação é ativa entre todos os envolvidos. “São dois agentes, são duas personagens principais, atuando por um só propósito, então, o diálogo entre as partes precisa acontecer nessas instâncias”, acrescenta.
“Família, escola e comitês constroem, juntos, uma teia fortalecida de comunicação e entendimento. A concordância entre as partes, em determinadas situações, não virá de pronto, mas é no exercício do diálogo que o entendimento e as negociações ocorrem”, avalia a diretora.
Ana Gonzaga acredita que é muito importante que haja envolvimento, participação e presença das famílias nas ações da escola: “pode acontecer de serem muitos os chamados e as demandas, porém, se isso ocorre, é porque é fundamental para a formação dos estudantes e dos filhos”.
“Não serão em todas as vezes que as soluções buscadas para alguns desafios estarão em total concordância entre as partes. É necessário haver escuta ativa, olhar mais sistêmico e foco no propósito educativo principal”, pondera a diretora da Unidade Itaim.
“Às vezes, são as famílias que precisarão enxergar além daquilo que a escola propõe. Às vezes, a escola que precisa ouvir e redirecionar suas ações para alcançar o propósito educacional. Esse exercício deve ser constituído com base em uma parceria. É uma construção permanente, alicerçada no tempo, na confiança e na participação dos envolvidos”, finaliza Ana Gonzaga.
Em resumo, se entendermos que o fazer de uma instituição de ensino só pode ser construído com a parceria família e escola, atingiremos o propósito da formação integral de estudantes e filhos.
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