AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
Fluência digital é o domínio da linguagem informacional e a habilidade de se adaptar a várias plataformas. Dessa forma, a aptidão não torna as pessoas especialistas em tecnologia, mas ajuda a compreender e aplicar novas ferramentas tecnológicas no dia a dia. Mas você sabe o que é e como funciona a fluência digital na escola?
Este conteúdo responde às questões e mostra qual é a importância, como desenvolver e que passo a passo envolve a fluência digital na escola, desde a etapa de substituição até a de ampliação, passando pela modificação e pela redefinição.
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A fluência digital na escola envolve matrizes pedagógicas que estimulam a compreensão e a aplicação de recursos tecnológicos na comunidade escolar. Essa competência é cada vez mais importante na sociedade, motivo pelo qual o processo de ensino e aprendizagem deve auxiliar os estudantes a utilizar as plataformas digitais ativa e criticamente.
Então, ainda que a pandemia de Covid-19 tenha aprofundado a fluência digital no meio escolar, é preciso expandir o currículo e propor atividades “mão na massa” para avançar o conhecimento técnico das ferramentas e contribuir com um uso responsável da internet e das redes sociais.
Na área de tecnologia, o termo fluência tem um uso similar ao que ocorre no contexto da aquisição linguística. Em outras palavras, é considerada fluente uma pessoa que domina vários sotaques e vocabulários específicos do idioma, mas não necessariamente conhece absolutamente tudo naquela língua estrangeira.
Nesse sentido, a fluência digital tem a ver com o domínio das ferramentas funcionais e com a habilidade de usar o conhecimento computacional na rotina escolar. Isso ajuda os estudantes a propor soluções simples para os desafios atuais, ainda que eles não sejam especialistas em tecnologia.
Por outro lado, o especialista em tecnologia presta serviços de suporte para redes, programas e sistemas operacionais, responsabilizando-se pela aplicação, pela configuração e pela manutenção de uma série de soluções da TI (Tecnologia da Informação).
A fluência digital na escola tem um papel importante na formação dos alunos, que passam a dominar melhor as ferramentas e ampliam o conhecimento na criação de soluções computacionais para os mais diferentes desafios.
Para ajudar os estudantes a ter fluência digital, os professores podem usar recursos tecnológicos nas aulas regulares, além de oferecer oficinas para desenvolver a criatividade da turma com as ferramentas de inovação e sistemas computacionais.
Os alunos da Escola Bilíngue Pueri Domus têm um espaço de experiências e criação de projetos, o Pueri Maker, em que aplicam conceitos de Matemática, Ciências e Tecnologia e aprofundam o conhecimento em ferramentas digitais.
Na Escola Bilíngue Pueri Domus, também existe o After School, um programa extracurricular que proporciona oficinas e cursos de diferentes áreas para os alunos. No componente fluência digital, os jovens aprendem mais sobre a programação de games e a robótica, por exemplo.
A fluência digital é fundamental na educação de crianças e adolescentes, que aprendem tanto a usar corretamente as ferramentas quanto dominam os recursos tecnológicos para alcançar melhor suas metas. A competência, desenvolvida ao longo da formação escolar, prepara os jovens para um futuro com mais autonomia e cidadania.
Além disso, ao incluir a fluência digital na grade curricular e nas atividades extracurriculares, a escola propicia o pensamento ativo, a criatividade com a proposição de soluções inovadoras, a segurança no ambiente virtual e a utilização ética das ferramentas.
Dessa forma, os estudantes ampliam a consciência diante do uso cotidiano da internet e potencializam as habilidades para desenvolver recursos informatizadas.
Na escola, a fluência digital pode ser conquistada com um passo a passo, desde o uso mais primitivo dos sistemas computacionais até a transformação dos recursos tecnológicos. Confira!
A lista começa com a substituição, etapa na qual os estudantes são orientados a trocar materiais impressos pela versão digital, seja em PDF, em Word e em outros formatos. Outra opção é solicitar que os alunos façam as tarefas no computador, dando preferência ao uso do recurso tecnológico ao invés do método manual.
No processo de fluência digital, vale não apenas substituir uma tecnologia por outra, mas também usar a ferramenta para expor melhor as ideias e realizar tarefas mais complexas.
Por exemplo, o professor pode sugerir uma apresentação na qual a turma tenha de incluir trechos de um texto, recorrendo a vídeos e outras soluções para aprofundar o conceito discutido na obra.
Criar um documento colaborativo também é uma possibilidade para aumentar a fluência digital na escola, já que os alunos podem compartilhar links e materiais extras por meio dessa tecnologia.
Modificar é o penúltimo passo do processo de fluência digital, quando os alunos conseguem ressignificar uma tarefa com recursos informatizados. Nessa etapa, o professor pode interagir com os alunos em uma sala virtual, realizando tarefas remotamente e alimentando arquivos colaborativos.
Por fim, a etapa de redefinição permite aos alunos criar ferramentas e soluções tecnológicas a partir das tarefas desenvolvidas na escola. Com a supervisão do professor, os estudantes conseguem elaborar materiais audiovisuais e programam pequenos sistemas operacionais.
Neste artigo, você entendeu o que é, como funciona e qual a importância da fluência digital na escola. Essa competência ajuda os estudantes a usar corretamente as ferramentas e a ganhar autonomia para desenvolver processos informatizados, preparando-os para um mundo cada vez mais tecnológico.
Gostou do texto? Então, saiba o que é After School e que atividades são ofertadas no programa extracurricular!