AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
Conquistar um diploma válido dentro e fora do Brasil é um sonho de muitos estudantes e famílias. Esse desejo se torna cada vez mais possível com a chegada do High School ao país. Mas você sabe o que é, como funciona e que benefícios estão associados ao programa internacional?
Pensando nisso, este artigo responde às questões e mostra, também, em que idioma são oferecidas as aulas, como são as atividades extracurriculares, quando começar e quanto tempo dura a formação escolar no High School. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!
O High School é um modelo de formação escolar em que os estudantes têm aulas conforme o currículo internacional. Ao mesmo tempo, o programa de complementação pedagógica cumpre as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo aos alunos disciplinas aprovadas pelo Ministério da Educação.
O High School tem disciplinas comuns aos currículos do Brasil e de países anglófonos, motivo pelo qual os alunos assistem às aulas da matriz curricular no turno regular. Por outro lado, as oficinas e cursos complementares que atendem unicamente à grade internacional são oferecidos às turmas no contraturno escolar.
Grande parte das aulas do High School é lecionada inteiramente em inglês, aumentando o contato dos alunos com o idioma e acelerando a aquisição da língua estrangeira na prática. Além disso, os concluintes do Ensino Médio recebem uma dupla certificação ao final do curso.
Como você sabe, grande parte das aulas do High School é oferecida em inglês, mas quais são as atividades curriculares e que eletivas estão disponíveis no programa internacional?
Inicialmente, os alunos do High School assistem às aulas convencionais do Ensino Médio nacional. Mas, além de disciplinas como História, Física, Matemática e Química, eles cursam matérias específicas do currículo internacional, aprendendo sobre a formação política, econômica e social de países anglo-saxões.
No High School, também é possível realizar atividades extracurriculares, oferecidas pelo After School, como trabalho comunitário, atividades físicas (basquetebol, beach tennis, beach vôlei, capoeira, esgrima, entre outras) e oficinas criativas (balé, master cooking, música, teatro e mais) no contraturno escolar.
A formação integral do High School oferece a melhor educação para os estudantes, que chegam ao Ensino Superior com repertório sociocultural amplo e habilidades que orientam a carreira acadêmica e profissional.
O High School admite concluintes do Ensino Fundamental Anos Finais (do Y6 ao Y9) ou alunos que estão matriculados no Ensino Médio. Geralmente, os alunos iniciam o programa internacional a partir dos 13 anos.
O tempo de formação no High School é, geralmente, de 3 anos, a depender do desempenho e da dedicação de cada pessoa.
Assim como o Ensino Médio do Brasil, o High School é uma formação realizada ao longo de 3 anos, mas existem diferenciais em relação ao modelo nacional. No modelo internacional, por exemplo, os alunos escolhem as matérias que desejam cursar, tendo à disposição uma ampla oferta de disciplinas curriculares e extracurriculares.
O High School também tende a oferecer turmas menores, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, os alunos conseguem interagir mais com os educadores e focam a atenção nos conteúdos apresentados em sala de aula.
Ao final do High School, os jovens recebem uma certificação para ingressar tanto em universidades brasileiras quanto em estrangeiras, desenvolvendo uma carreira brilhante com as habilidades socioemocionais do profissional do futuro.
O High School na Escola Bilíngue Pueri Domus proporciona um programa completo aos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo atual. A formação desenvolve diferentes habilidades, como a cooperação, a comunicação eficaz, a fluência digital, o uso da tecnologia de forma crítica, a empatia e o respeito à diversidade.
Neste conteúdo, você entendeu o que é e como funciona o High School, um modelo que proporciona aos estudantes as melhores aulas do currículo internacional, além de seguir a matriz curricular do Brasil. Por isso, é fundamental contar com uma escola conectada com o futuro para oferecer ensino bilíngue aos jovens.
O artigo foi realmente útil para você? Se sim, leia outros materiais interessantes nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!