Notícias 10.07.24

O que é e como aplicar design thinking na escola?

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

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Abordagem focada no ser humano resolve problemas complexos com inovação e trabalho em equipe.

Na busca por métodos que otimizem a aprendizagem escolar, o design thinking surge como uma abordagem transformadora para a aquisição de conhecimento e para a interação dos estudantes.

Originalmente utilizado no desenvolvimento de produtos e serviços, a inovação se adapta bem ao ambiente educacional, promovendo a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de maneira prática.

Para explorar mais profundamente o tema, vamos explicar o que é, qual a importância e como aplicar o design thinking em suas aulas – seja em projetos interdisciplinares, iniciativas empreendedoras e melhorias na comunidade local. Acompanhe!

Qual é o conceito de design thinking?

Design thinking é uma abordagem centrada no ser humano que busca resolver problemas complexos com cooperação e inventividade. Ele envolve um processo iterativo de cinco etapas:

Em outras palavras, a metodologia incentiva a compreensão profunda dos alunos, a definição clara dos problemas, a geração de ideias inovadoras, a criação de modelos e a experimentação contínua para encontrar soluções eficazes.

Por que aplicar design thinking na escola?

Aplicar o design thinking à instituição de ensino pode trazer inúmeros benefícios. Ele promove o pensamento crítico e a criatividade entre os estudantes, habilidades socioemocionais essenciais para o profissional do século 21.

Igualmente, a metodologia ativa estimula a comunicação, preparando crianças e adolescentes para trabalhar em equipe. Além disso, ajuda os grupos a compreender e resolver problemas reais do mundo ao seu redor. Por fim, ao envolver os alunos em um processo iterativo e prático, o design thinking torna o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Como usar design thinking no ambiente escolar?

Aqui estão possibilidades detalhadas de como aplicar essa prática na escola!

Projetos interdisciplinares

Professores podem criar projetos que integram diversas disciplinas, em que os alunos trabalhem em grupos para resolver problemas do cotidiano.

Por exemplo, a criação de um jardim sustentável combina conhecimentos em Ciências Naturais, Matemática e Educação Ambiental. Durante o processo, os alunos seguem as etapas do design thinking, desde a pesquisa e a definição da problemática até a criação e o teste de protótipos.

Situações locais

Outra possibilidade é incentivar o uso de design thinking para abordar problemas na comunidade local. Isso pode incluir melhorias no espaço escolar e iniciativas para ajudar organizações sociais.

Ao entrevistar moradores, os jovens conseguem identificar necessidades e desenvolver soluções práticas, como campanhas de conscientização ou novos serviços comunitários.

Empreendedorismo

O design thinking incentiva o empreendedorismo entre os alunos, pois eles trabalham em projetos que envolvem a criação de produtos ou serviços inovadores. Assim, aprendem a analisar necessidades de mercado, desenvolver conceitos e apresentar suas ideias, preparando-se para futuros desafios no mercado de trabalho.

Neste artigo, você entendeu que, ao ser integrado no ambiente escolar, o design thinking desenvolve inúmeras competências e engaja os jovens de maneira significativa. Implementar essa metodologia na escola pode transformar a experiência educacional, tornando-a mais colaborativa, criativa e centrada no aluno.

Para mais informações sobre metodologias inovadoras no ensino e na aprendizagem, saiba quais são as vantagens da aprendizagem maker na educação!