AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
Capacidade para fazer alguma atividade, a habilidade envolve desde ações corriqueiras, como jogar bola e cozinhar, até aptidões mais refinadas, como ter liderança, flexibilidade e criatividade. Mas você sabe o que são, quando são desenvolvidas e como as habilidades socioemocionais afetam as relações humanas?
O artigo de hoje responde a essas questões e explica, também, o papel da comunidade escolar no aperfeiçoamento das habilidades socioemocionais e as ações pedagógicas que ajudam a potencializar essas competências.
Acompanhe!
Em resumo, habilidades ou competências socioemocionais são aptidões que ajudam o indivíduo a ter consciência e maior controle das próprias emoções.
As habilidades socioemocionais têm um papel central na formação da personalidade e da inteligência emocional. Elas ultrapassam a dimensão do aprendizado cognitivo — conhecimento assimilado, como a coordenação motora e a capacidade de adaptação — e definem o lado mais psicológico da pessoa.
As habilidades socioemocionais não são inatas, ou seja, o indivíduo pode desenvolver e fortalecer esse conjunto de aptidões e ferramentas de inteligência emocional ao longo da vida, realizando atividades estimulantes na escola, na família e em outros espaços da sociedade.
Para desenvolver a habilidade socioemocional, é preciso compreender as emoções e controlar as próprias ações. Esse tipo de competência é crucial para a qualidade das relações pessoais, evidenciando a empatia e a responsabilidade social dos indivíduos.
As habilidades socioemocionais são atitudes diárias que facilitam a comunicação e o convívio social. Sem utilizar e desenvolver esse conjunto de aptidões, o indivíduo apresenta dificuldade para interagir de forma positiva com a família e com a comunidade escolar, por exemplo.
A escola tem um compromisso, assim como as famílias, com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, oferecendo suporte para os estudantes identificar e aprimorar as aptidões no decorrer da vida escolar.
Nesse sentido, a escola deve oferecer condições para que os jovens criem laços mais saudáveis com a comunidade e tomem decisões de modo racional e equilibrado, transformando positivamente o círculo social em que está inserido.
Para ter bons resultados, o papel da escola no desenvolvimento de habilidades socioemocionais pode envolver ações pedagógicas como:
Até aqui, você já sabe qual é a importância das habilidades socioemocionais e porque a escola tem um papel central no desenvolvimento dessas aptidões. Mas a dúvida que fica é sobre o que a instituição escolar pode fazer para aprimorar e estimular essas soft skills?
Na Escola Bilíngue Pueri Domus, foi criado em 2018 o CORE - Cidadania, Oportunidades, Responsabilidade e Empatia, programa de desenvolvimento das habilidades socioemocionais que abrange todas as etapas da vida e os principais desafios em cada faixa etária.
O CORE desenvolve a inteligência emocional a partir do autoconhecimento e da reflexão dos participantes, auxiliando os alunos a construir relacionamentos positivos que transformam a sociedade em um espaço mais justo, igualitário e sustentável.
Você entendeu neste artigo o que são, porque importam e como as habilidades socioemocionais são aprimoradas no ambiente escolar. Por isso, é fundamental escolher uma escola com projetos e atividades de desenvolvimento socioemocional, contribuindo para a fortalecimento de hard e soft skills dos estudantes.
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