AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
A leitura na infância é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Por meio dos livros, os pequenos constroem repertório, ampliam vocabulário, exercitam empatia e aprendem sobre si mesmos e o mundo ao redor.
Na escola, o incentivo à leitura deve estar presente no dia a dia, e o Dia Nacional do Livro Infantil é uma ótima oportunidade para valorizar ainda mais esse hábito tão essencial. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O Dia Nacional do Livro Infantil ocorre no dia 18 de abril, em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil brasileira e criador do icônico “Sítio do Picapau Amarelo”.
Instituída oficialmente em 2002, a data reconhece a importância da literatura infantil como parte da formação educacional e cultural das crianças, além de reforçar o papel da escola na mediação da leitura.
Comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil na escola vai muito além de uma data no calendário. É um convite para mergulhar no universo da imaginação e da ludicidade, para cultivar o gosto pela leitura desde os primeiros anos de vida e para mostrar às crianças que os livros também podem ser fonte de prazer, aventura e descoberta.
DIA MUNDIAL DO LIVRO: COMO ESTIMULAR A LEITURA NA ESCOLA?
Além disso, ao homenagear autores e personagens marcantes, a instituição de ensino contribui para o reconhecimento de nossa literatura e da cultura brasileira.
Selecionamos algumas ideias criativas para trabalhar a data em sala de aula. Veja!
Organize um momento de leitura compartilhada com obras de Monteiro Lobato e outros autores brasileiros, como Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Ziraldo. Envolver os alunos na escolha dos livros pode torná-los ainda mais engajados.
Cada aluno pode ir para a escola fantasiado como seu personagem preferido. A atividade promove o vínculo afetivo com a leitura e gera um ambiente lúdico e participativo.
Proponha que cada estudante crie sua própria história com texto e ilustrações. Depois, os livros podem ser reunidos em uma “Feira Literária” ou expostos na biblioteca da escola.
Convidar um autor ou um contador de histórias para conversar com as crianças pode ser inspirador. Esse tipo de atividade as aproxima do processo criativo por trás dos livros.
Não deixe de estimular as turmas a representar cenas de livros infantis em pequenas peças teatrais. Fantasias e adereços simples ajudam a dar vida aos personagens e promovem a expressão oral e corporal.
Em resumo, o Dia Nacional do Livro Infantil é uma chance para reforçar o amor pelos livros e valorizar a literatura como uma ponte entre o conhecimento e a imaginação. Ao propor tarefas envolventes, a escola incentiva o hábito da leitura de modo leve e afetivo, formando leitores para a vida toda.
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