AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
Crescer em um contexto bilíngue, no qual falamos inglês e português de forma intercambiável, contribui para uma experiência singular na infância. O motivo é que alternar entre os dois idiomas abre um mundo de oportunidades e gera um senso de apreciação de diferentes culturas.
No geral, desenvolver linguagem e bilinguismo na educação infantil fornece às crianças habilidades e oportunidades únicas. Com suporte e incentivo adequados, os pequenos podem navegar com sucesso em cada estágio do aprendizado de idiomas, tornando-se indivíduos autônomos e confiantes.
Pensando nisso, convidamos Adriana Andery, Preschool Bilingual Coordinator da Escola Bilíngue Pueri Domus, para explicar o processo de aquisição de linguagem e indicar dicas valiosas para motivar o bilinguismo desde os primeiros anos de vida.
Acompanhe!
Adriana Andery explica que aprender um novo idioma pode ser uma experiência emocionante e desafiadora para crianças em idade pré-escolar. Por isso, ela reforça a importância de compreender as várias fases da aquisição de linguagem.
“A primeira fase é conhecida como fase de pré-produção, na qual as crianças estão principalmente ouvindo e observando. Elas podem hesitar em falar o novo idioma, mas absorvem informações ativamente e constroem seu vocabulário”, conta.
A educadora especialista também sugere que proporcionar às crianças múltiplas oportunidades de ouvir a linguagem falada nas músicas, histórias e conversas é necessário para avançar o conhecimento linguístico nessa fase.
“A segunda fase é a fase inicial de produção. As crianças começam a usar frases curtas e simples no novo idioma e podem cometer erros de gramática e pronúncia, mas estão ganhando confiança e construindo fluência. É essencial incentivar as crianças a praticarem a fala do idioma, mesmo que cometam erros”, comenta Adriana Andery.
A terceira fase é o estágio emergente da fala, segundo a Coordenadora, já que as crianças se comunicam no novo idioma com frases mais longas e vocabulário mais complexo, expressando seus pensamentos e sentimentos na língua estrangeira.
Sendo assim, é necessário oferecer contextos ricos e significativos de aprendizagem, com a prática de atividades lúdicas e artísticas na escola.
“O estágio final é a fluência. Ao longo do tempo, as crianças desenvolvem habilidades cada vez mais sofisticadas de comunicação e se tornam capazes de expressar ideias complexas e entender as nuances do idioma”, destaca a educadora especialista.
Adriana Andery lembra, porém, que é vital continuar a oferecer às crianças oportunidades de usar o idioma de maneira significativa, seja em leituras, produções escritas e atividades culturais.
Até aqui, você sabe que a aquisição de linguagem e bilinguismo ocorre em quatro fases, desde os primeiros anos de vida do falante. Mas a dúvida é como estimular a habilidade de comunicação das crianças, certo?
A Preschool Bilingual Coordinator da Escola Bilíngue Pueri Domus informa as melhores opções!
A leitura ajuda a desenvolver a criatividade e a linguagem das crianças, mas, na hora de escolher o livro, as famílias devem observar se a obra é apropriada para a idade e, principalmente, para a fase de aprendizagem em que os pequenos estão.
Ao invés de simplesmente apontar e nomear os objetos ao redor, os pais podem fazer um som e pedir para que os filhos reproduzam o estímulo. Essa dica é importante para os pequenos começarem a reconhecer e imitar sons da fala.
Para estimular a aquisição de linguagem e bilinguismo, as famílias devem usar um vocabulário rico nas conversas com os filhos, fazendo-lhes perguntas que ensinem sobre o contexto linguístico e a aplicação de novas palavras.
Quando se fala em aumentar o repertório cultural e o contato om múltiplas culturas, a música também é uma forte aliada para desenvolver a habilidade de interpretar sons e ritmos, levando à aquisição de linguagem e bilinguismo.
Por fim, uma dica que ajuda a dominar os idiomas é escutar as crianças com bastante atenção. Desse modo, as famílias devem ter um interesse genuíno naquilo que os pequenos têm a dizer, fazendo-lhes perguntas e deixando-os falar livremente.
Em todo caso, a conversa, o carinho e as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento de linguagem e bilinguismo. Então, o ideal é usar uma variedade de atividades e situações para estimular a habilidade de comunicação desde os primeiros anos de vida.
Gostou do texto? Se sim, continue descobrindo as novidades da educação. Saiba, agora, o que é protagonismo do estudante e por que essa tendência é importante!