AUTOR
Pueri Domus
ASSUNTO
Notícias
TEMPO DE LEITURA
5 min
Além de contribuir para a excelência do resultado acadêmico, criar ambiente de estudos para seu filho estabelece bases sólidas para o desenvolvimento contínuo de conhecimentos, habilidades e atitudes.
O ambiente de estudos não apenas influencia o desempenho nas tarefas escolares, mas também nutre uma mentalidade positiva em relação ao aprendizado, promovendo o foco, a autonomia e o protagonismo do estudante.
Pensando nisso, explicamos o que é, por que e como criar um ambiente de estudos eficaz para os estudantes, seja com iluminação adequada, mobiliário confortável, espaço personalizado, materiais organizados e gerenciamento da tecnologia. Leia mais sobre o tema!
Estas são algumas das principais características de um ambiente de estudos ideal para seu filho:
A relação entre um ambiente de estudos confortável e o desempenho acadêmico de seu filho é indiscutível. O motivo é que um espaço organizado e acolhedor favorece a concentração, contribuindo para o interesse nos estudos e desenvolvendo habilidades essenciais para o sucesso escolar.
Até aqui, você sabe o que caracteriza um ambiente de estudos eficaz e por que esse espaço acolhedor é tão importante para seus filhos durante o ano letivo. Mas a questão é como criar esse local ideal para a rotina dos estudantes, certo? Veja!
A lista começa por um ambiente de estudos bem iluminado. Inicialmente, a dica é posicionar a mesa próxima, sempre que possível, a uma fonte de luz natural. Caso não seja viável aproveitar os raios do sol no local, a sugestão é optar pela iluminação artificial, tomando cuidado para reduzir a fadiga visual ao realizar as tarefas escolares.
Por outro lado, para ter um ambiente de estudos ideal, é necessário manter o espaço organizado com prateleiras e caixas segmentadoras, por exemplo. Esses itens ajudam a reduzir distrações e facilitam o acesso do estudante a materiais didáticos, promovendo uma rotina mais eficiente.
Investir em móveis ergonômicos, qualidade que torna as condições de trabalho mais confortáveis física e mentalmente, é outra regra para ter um ambiente de estudos eficaz. Desse modo, cadeira e mesa apropriadas contribuem para a postura correta durante a realização de tarefas, evitando desconforto e distrações.
Ao mesmo tempo, permitir que seu filho contribua na personalização do espaço é uma dica para tornar o local ainda mais adequado às necessidades do estudante. Além de criar um senso de pertencimento, essa dica prática tende a motivar o jovem a passar mais tempo no ambiente de estudos.
Por fim, gerenciar o acesso de crianças e adolescentes às tecnologias é algo que, hoje em dia, associa-se fortemente à criação de um ambiente de estudos eficaz. Sendo assim, estabeleça limites de tempo para o uso de dispositivos eletrônicos, garantindo que o foco esteja nas tarefas escolares e não em distrações virtuais.
Ao criar um ambiente de estudos para seu filho, você proporciona as condições ideais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal do estudante. Investindo tempo e esforço na criação desse espaço, certamente, crianças e adolescentes colherão os frutos da aprendizagem significativa.
Agora que você sabe como criar ambiente de estudos para seu filho, descubra 5 dicas que ajudam a organizar início do ano letivo!