Notícias 23.08.23

Atividades lúdicas: 5 exercícios para fazer com os filhos

AUTOR

Pueri Domus

ASSUNTO

Notícias

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE:

Práticas educacionais promovem o aprendizado e a interação prazerosa entre os participantes.

Desde brincadeiras simples até jogos complexos, as atividades lúdicas têm um papel de destaque no desenvolvimento humano. Sabe por quê? Esses exercícios criativos proporcionam diversão, aprendizado e interação social às crianças, estimulando-as a raciocinar, compreender e resolver problemas de maneira inovadora.

Pensando nisso, este artigo mostra o que são, exatamente, as atividades lúdicas e por que essas propostas pedagógicas são importantes para a formação cidadã. Ao final, o texto apresenta as melhores ideias para exercitar a criatividade e impulsionar o aprendizado dos filhos. Leia agora mesmo e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que são atividades lúdicas?

Respondendo à questão, as atividades lúdicas são exercícios estimulantes para as crianças. O objetivo dessas práticas é promover a interação prazerosa entre os participantes, que aprendem sobre os fenômenos do mundo enquanto estreitam laços afetivos em família.

Qual é a importância das atividades lúdicas?

As atividades lúdicas são praticadas em casa, na companhia dos familiares, e na escola, com o auxílio dos professores, para aguçar capacidades cognitivas, físicas, sociais e psicológicas das crianças. Essas práticas educacionais possibilitam a socialização, a curiosidade, a imaginação, entre outras habilidades e atitudes na infância.

ACOMPANHE NESTE INFOGRÁFICO 5 IMPORTANTES METODOLOGIAS ATIVAS!

Quais são as melhores atividades lúdicas para as crianças?

Até aqui, você sabe o que são e qual é o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento humano. Mas que exercícios ajudam as crianças a aprender de forma divertida? Confira!

1. Contação de histórias

A lista começa com a contação de histórias, uma atividade lúdica que desperta o hábito pela leitura nos primeiros anos de vida. Ao ler para as crianças, as famílias se envolvem em um mundo mágico de narrativas e personagens, ativando a participação ativa e a concentração dos pequenos em detalhes emocionantes do enredo.

2. Massinha de modelar

As crianças amam ouvir histórias, principalmente na hora de dormir. Mas uma atividade lúdica popular nessa faixa etária é a massinha de modelar. A brincadeira desenvolve a habilidade motora e pode ser utilizada no currículo escolar para facilitar o ensino de Português (modelagem das letras do alfabeto) e Matemática (simulação de contas simples), por exemplo.

3. Telefone sem fio

Por sua vez, o telefone sem fio exercita a capacidade de falar baixinho e de ouvir a mensagem com atenção. A atividade lúdica é exemplar para o desenvolvimento da comunicação, uma vez que as informações precisam ser transmitidas com perfeição entre os participantes.

4. Caça ao tesouro

Outro jogo estimulante para as crianças é a caça ao tesouro, que consiste em seguir as pistas cautelosamente, desvendar os enigmas e encontrar um fabuloso prêmio ao final da jornada. A atividade lúdica incentiva, ainda, a memorização, o raciocínio lógico e a fixação de conhecimentos.

5. Jogo da memória

O clássico jogo da memória é uma atividade lúdica que ajuda as crianças a resolver problemas com foco nos detalhes e motivação para concluir tarefas. A brincadeira também pode ser associada a conteúdos curriculares, seja no ensino de letras, números, cores e objetos.

Neste artigo, você descobriu algumas atividades lúdicas incríveis para realizar com os filhos, a exemplo do telefone sem fio e do jogo da memória. Sem dúvidas, essas brincadeiras promovem momentos prazerosos em família e incentivam o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos pequenos.

Gostou do texto? Se sim, conheça outras práticas inovadoras para a educação de crianças e adolescentes. Veja 5 dicas incríveis para manter o foco nos estudos!