11 2050 4400

Um novo aluno,
novas necessidades

Ensino
bilíngue

A aprendizagem bilíngue vai muito além do domínio de um segundo idioma. Como defendem alguns dos mais consagrados estudos da psicologia do desenvolvimento e da neurociência, adquirir essa competência ainda na infância contribui para ampliar a capacidade cognitiva e desenvolver melhor a atenção e a memória.

Isso ocorre em relação à língua no contexto da criança. Quando o investimento educacional se expande para a formação bilíngue, o objetivo principal é ampliar essa janela de oportunidades que se abre para o crescimento intelectual.

O programa bilíngue do Pueri Domus ensina estimulando o raciocínio em uma segunda língua, e não somente ensina uma nova língua. Assim, saberes que passam pelo raciocínio lógico, pelo conhecimento científico e pela apreensão histórica, entre outros, são adquiridos também pelo raciocínio em inglês. Esse é o principal diferencial em relação ao ensino tradicional de um novo idioma.

imagem

"A proposta curricular do Pueri Domus vai muito além de acrescentar mais uma disciplina ao programa: ela redimensiona o processo de aprendizagem de nossos alunos!”

Dupla
certificação

A formação bilíngue diferenciada oferecida pelo Pueri Domus amplia as oportunidades de o aluno participar de programas acadêmicos internacionais. Um deles é o IB (International Baccalaureate), que traz as melhores práticas pedagógicas mundiais e é reconhecido por universidades em 139 países.

A ênfase que o Pueri Domus dá à formação bilíngue tem o intuito de acrescentar conhecimento à bagagem intelectual do aluno e ampliar sua autonomia diante o contexto mundial no qual está inserido, sem descuidar do rol de competências e habilidades que a formação curricular brasileira exige.

Essa formação têm dado aos nossos alunos medalhas em Olimpíadas Brasileiras como as de Matemática, Robótica, Biologia, Astronomia e História, e em simulações de fóruns internacionais, como o Fórum FAAP, além de oportunidade de ingresso nas melhores universidades nacionais e internacionais.

imagem

“A ênfase à formação bilíngue tem o intuito de acrescentar conhecimento à bagagem intelectual do aluno”

Aprendizado
mão na massa

Mais um pressuposto importante da educação vivenciada pelos alunos do Pueri Domus é o conceito de educação integral. Assim, visando o seu desenvolvimento global, não só a sala de aula é lugar de aprendizado, mas outros ambientes também são remodelados para que toda a escola se torne um ecossistema de aprendizagem.

A integração das disciplinas também contribui para a aplicação de conceitos pelo aluno, promovendo a educação de maneira prática. É o Mão na Massa da Aprendizagem!

imagem

Uma evolução da aplicação desse conceito é o Pueri Maker, ambiente equipado com bancadas, ferramentas, impressora 3D e recursos de planejamento de projetos. A ideia é que esse espaço seja enriquecido ao longo das demandas sinalizadas pelos alunos, uma vez que aqui a criatividade e o empreendedorismo não têm limites.

São os próprios alunos que, a partir de sua criatividade e capacidade exploratória do próprio conhecimento, vão determinar o que será necessário em termos de recursos materiais para dar impulso à concretização de seus projetos.

"A integração das disciplinas também contribui para a aplicação de conceitos pelo aluno, promovendo a educação de maneira prática”

Habilidades
Socioemocionais

Na atualidade, para um projeto de aprendizagem ser considerado eficiente, não basta o desenvolvimento de competências cognitivas. É preciso, cada vez mais, a interação entre o desenvolvimento destas competências com o desenvolvimento de valores éticos e habilidades socioemocionais. Esse dado é tão relevante, que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2021 já prevê avaliar também o desempenho socioemocional dos alunos.

São aspectos que sempre estiveram presentes na educação promovida pelo Pueri Domus. Mas o nosso novo currículo abrange, com ainda maior excelência e cuidado, a evolução dessas habilidades.

Buscando as melhores referências e práticas nessa área, elaboramos o Programa CORE, cuja proposta curricular tem início já nos primeiros anos da Educação Infantil. Entre os objetivos estão: promover autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estímulo à iniciativa e criatividade, incentivo a atitudes de liderança e formação cidadã.

Todos esses eixos são abordados de maneira transdisciplinar, analisados nas perspectivas do EU (como me expresso e manifesto minhas atitudes); do EU e o OUTRO (considerando os aspectos da interação social); e do EU e o MUNDO (ampliando o comprometimento do aluno em relação à sociedade na qual está inserido).

imagem

“Entre os objetivos estão:
Promover o autoconhecimento e amadurecimento pessoal do aluno, estímulo à iniciativa e criatividade, incentivo a atitudes de liderança e formação cidadã”

Fluência
Digital

Para o Pueri Domus, a tecnologia é um dos pilares fundamentais da educação voltada ao futuro. Não é à toa que recebemos a certificação Apple Distinguished School, concedida pela Apple a escolas consideradas referências no uso de recursos tecnológicos em favor do ensino.

Promovemos um ambiente em que o aluno não apenas adquire “fluência digital” (a capacidade de usar a tecnologia como linguagem, tendo pleno domínio da manipulação desse recurso), como também fomenta a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a sua aprendizagem e o seu repertório de conhecimento. Buscamos fazê-lo ir além, criando ele próprio os códigos de programação (coding) que tornam possíveis as mais diversas experimentações do mundo digital.

O programa Coding entra na grade curricular do Pueri Domus a partir do 2º ano e segue até o 9º ano do Ensino Fundamental, constituindo mais uma ferramenta para preparar o nosso aluno para esta nova realidade. A promoção bem-sucedida dessa habilidade deverá proporcionar, ao mesmo tempo, outras competências desejáveis, como o trabalho colaborativo, a expansão da autonomia, o senso crítico e o espírito empreendedor.

São todas características altamente valorizadas no mercado de trabalho atual, tanto no Brasil quanto no cenário internacional, independente do campo profissional escolhido. Estar preparado é ter domínio sobre suas possibilidades de futuro.

imagem

“Queremos fomentar a utilização das novas tecnologias digitais como meio de ampliar a aprendizagem e o repertório de conhecimento do aluno.”