Com certeza você conhece ou já ouviu falar do Minecraft, um jogo eletrônico da Microsoft que permite a construção de mundos e personagens por meio de blocos. Sucesso entre a garotada, no Pueri Domus ele é muito mais do que um jogo. É usado como ferramenta de ensino em sala de aula em diferentes disciplinas – e têm sido eficiente nessa função.

O professor de Raciocínio Lógico e coordenador do Projeto Digital da escola, Antonio Carlos do Nascimento Neto, conta como tira proveito do jogo para ensinar e trabalhar com os alunos questões como trabalho em equipe, capacidade de resolver problemas, senso de responsabilidade, etc. Confira:
Pueri Domus – Desde quando o Minecraft é usado em sala de aula no Pueri Domus? De que forma ele é usado?
Antonio – O Minecraft foi utilizado pela primeira vez no ano passado, 2015, em duas disciplinas diferentes: Raciocínio Lógico e Social Studies, ambos no 6º ano. O uso é dentro da sala de aula, em grupos de até cinco alunos, e eles trabalham em conjunto, ou seja, cada grupo desenvolve o seu trabalho em um único mundo virtual, conectando seus iPads via Wi-Fi.

PD – Como o jogo pode ser um aliado no ensino?
A – Ele tem um potencial enorme, em diversos segmentos. Como o jogo não tem um objetivo específico, professores de diversas disciplinas podem utilizar para ensinar o que desejam. Existem muitos trabalhos pelo mundo que mostram isso, desde o ensino de história e línguas até mesmo ao ensino de biologia e física quântica! Além da questão cognitiva, o jogo desenvolve nos alunos competências sócio emocionais, intrapessoais e interpessoais. Exemplificando: Senso de responsabilidade, trabalho em equipe, iniciativa, liderança, perseverança, capacidade de resolver problemas e de expressar suas ideias. Essas e muitas outras competências podem ser trabalhadas e desenvolvidas através do Minecraft, bem como através de outros jogos. O professor precisa conhecer muito bem a ferramenta para poder criar suas aulas, e ele pode fazer com a ajuda de seus próprios alunos.
PD – Exemplifique de que forma o Minecraft já foi utilizado na escola e os resultados do trabalho.
A –Foram dois projetos diferentes. O de Raciocínio Lógico foi chamado de “Escola dos Sonhos”. Em grupos de até 4 alunos, eles primeiro tiveram que responder um questionário com 11 questões através do Mosyle, com perguntas do tipo: “o que você aprende nesta escola?”, “Como são os espaços de aprendizagem?”, “existem professores?”, “qual o motivo dessa escola ainda não existir? Ou ela já existe?”. Essas perguntas serviram de guia e como parte estrutural importante da 2ª etapa do trabalho, que era montar esta escola dos sonhos dentro do jogo Minecraft. Assim, os alunos tiveram que criar as salas de aulas, pátios, laboratórios e tudo mais que descreveram nas perguntas. Depois da criação, cada grupo apresentou seu trabalho na lousa digital, espelhando a imagem dos seus iPads.
Já no projeto de Social Studies, mais divertido e complexo, a professora Andrea Nastari buscou inovar, transformando uma atividade que ela já realizava em maquetes em um mundo virtual no Minecraft. Os alunos, também em grupos, recriaram no jogo os diferentes ambientes de cada uma das civilizações. Por exemplo, um grupo ficou responsabilizado por montar como era um ambiente quando o homem deixou de ser nômade e construiu suas primeiras casas. Toda a estrutura foi recriada, desde as casas perto de rios até os animais dos quais eles se alimentavam. Depois, eles usaram um programa de captura de tela e narraram o vídeo, explicando como os homens viviam naquela época e porquê. A professora, no final, juntou todos os vídeos, formando um único arquivo com todos os pontos trabalhados.

PD – Os alunos gostam? Eles não acabam dispersando ao utilizar o jogo em sala de aula?
A – Eles adoram! E a situação chega até a ser engraçada. Quando eu falo para eles que vamos utilizar o jogo, eles ficam surpresos, felizes, mas não entendem muito bem como podem aprender algo com aquilo. Eles querem se divertir. Anos atrás, eu realizei projetos com outros jogos que não deram certo, pois os objetivos e limites não foram bem traçados, e aula acabou ficando o jogo pelo jogo. E é neste ponto que o professor deve atuar, delimitando muito bem os limites e deixando muito claro quais são os objetivos de cada uma das etapas do processo.
PD- Além do Minecraft, que outros recursos, aplicativos, jogos, etc, o Pueri Domus utiliza em sala de aula?
A – Existem dezenas de aplicativos e jogos que os professores do Pueri Domus utilizam. Primeiramente, temos 230 aplicativos educacionais exclusivos do grupo SEB, que professores e alunos usam com frequência. Usamos também aplicativos para a montagem mapas mentais e brainstorming, jogos para ensinar sobre empreendedorismo, sustentabilidade e energia, aplicativos para a criação de livros, desenhos, vídeos e animações, e até mesmo aplicativos para aprender a programar.

Fotos: Vinícius Freaza/Grupo SEB