Alunos do Pueri Domus participam do projeto “Um Teto para o meu País”

Postado por Pueri Domus

Seja o primeiro a comentar

4a44e457075e45a9398ca83844b0f19b

 

O último dia 21 de agosto no Pueri Domus foi marcado pelo embarque de 20 alunos a uma das experiências mais sensacionais da vida deles: a participação ativa como voluntários na construção de duas casas junto ao projeto “Um Teto para o Meu País”.

 

O “Teto”, como carinhosamente os alunos se referem ao projeto, atua em países da América Latina e Caribe com, entre outras ações, a construção de casas de emergência para pessoas e famílias em situação de extrema pobreza. Voluntários fazem desde a arrecadação do dinheiro para a construção das casas, até colocarem a mão na massa na hora da obra.

 

Há quatro anos o Teto foi apresentado ao Pueri Domus por uma aluna do Ensino Médio. A escola abraçou a causa na hora, e até hoje participa do projeto ajudando a transformar vidas, tanto dos alunos que participam, quando das pessoas que terão mais qualidade de vida.

9ad4a98af1c7725ddb1568d5546269e1

“Pra mim a palavra é ‘identificação’. Me liguei ao projeto desde o primeiro momento e, quando cheguei para a construção das casas, quando vi aquelas famílias, aquilo mudou minha vida”, diz Lucas Albuquerque, aluno 3° ano do Ensino Médio (Unidade Verbo Divino),  que já foi tesoureiro do projeto aqui no Pueri por um ano, mas teve sua primeira experiência de construção em agosto deste ano.

 

Para Amanda Witzke, aluna do 2º ano do Ensino Médio (Unidade Verbo Divino) o choque de realidade foi gigantesco. Ela comenta que precisou de mais de uma semana para assimilar as diferenças sociais e entender, por fim, que muito do que ela sabia sobre essas diferenças estava errado.

 

“Assim que eu entendi a realidade dessas famílias, dessas comunidades, me conectei mais ainda à causa e fico muito feliz de ver a minha escola abraçar o projeto junto comigo, pois é um local de abertura das mentes, de aprendizado, que é algo valiosíssimo que o Pueri, junto ao Teto, me proporcionou”, frisa Amanda.

f536076d8398415bcaf53ad9619fd0fd

Ao serem questionados sobre uma mensagem a ser deixada para quem quer participar de projetos sociais e até para quem nunca teve contato com essa experiência, Lucas e Amanda são unânimes: ser voluntário de projetos sociais é inexplicável, é uma felicidade e sentimento de realização sem tamanho, pois ele transforma mais do que famílias. Transforma, também, a vida de quem se voluntaria.