Logo Pueri Domus

PUERI DOMUS NOTÍCIAS

Veja como lembrar de tudo o que você lê

eja como lembrar de tudo o que você lê

Algumas vezes é normal esquecer do que acabou de ler. Aprenda como mudar isso.

É normal que as vezes alguns alunos se depararem com a seguinte situação: Terminou de ler um livro e semanas depois esqueceu completamente da história. Com a quantidade de afazeres diários, especialmente de leituras na época do vestibular, a situação não é incomum, mas tem como ser mudada.

Algo simples a se fazer inicialmente é ler do que se trata antes de começar a leitura, ou seja, sem pular algumas linhas, parágrafos ou até páginas que apresentam a história. O cérebro se acostuma com o assunto e armazena as palavras-chaves. É interessante também ler ou assistir resenhas breves a respeito do livro, desde que não contenham informações que revelem o enredo por completo, mas que entreguem questões curiosas para desvendar somente no meio da leitura.

Quando não se trata de uma leitura obrigatória, ao ler superficialmente várias partes do livro certifique-se que o conteúdo é realmente importante para você. Provavelmente você esquecerá do que leu se não se interessar pela história ou ela não for relevante para o seu caso.

Uma maneira bem conhecida é fazer anotações, pois muitas pessoas – não necessariamente todas - quando escrevem memorizam mais o que foi transmitindo. Com os livros, quanto mais demarcados, maiores as chances de lembrar da história. Às vezes será preciso reler as anotações. Para outras pessoas, conversar sobre o livro ou fazer comentários sobre ele em voz alta são técnicas semelhantes que levam ao mesmo resultado da escrita.

Infelizmente, leitores digitais são mais propícios para lembrarmos menos do que lemos. Não que eles sejam ruins, mas livros impressos trazem uma sensação tátil de progresso, algo que os e-books não conseguem fazer. Por isso, é preciso estar ainda mais atento quando a leitura for digital. Alguns e-Reader possibilitam fazer anotações digitais e marcar o texto, mas se possível, busque fazer anotações em papel físico também se encontrar dificuldade em algumas leituras.

Em algumas situações, é preciso tirar um cochilo antes da leitura. Assim não há risco do sono atrapalhar o seu envolvimento com a história e, estando mais desperto, você se lembrará de mais coisas.

Fonte:

noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2016/12/27/1147879/maneiras-simples-lembrar-tudo-le.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONHEÇA
NOSSAS ESCOLAS

Endereço:
Telefone:
E-mail: