Logo Pueri Domus

PUERI DOMUS NOTÍCIAS

É mais fácil aprender idiomas quando já se é bilíngue?

É mais fácil aprender idiomas quando já se é bilíngue?

Como os alunos que são bilíngues podem se aproveitar disso para aprender novas línguas com mais facilidade.

Pesquisadores realizaram um estudo para mostrar que as habilidade de um estudante que já é bilíngue facilita muito o processo de aprendizagem para um novo idioma. É nítido que existem inúmeras vantagens e é importante que os alunos bilíngues saibam aproveitar para continuar aprendendo.

O desenvolvimento de estratégias é uma das grandes vantagens. Se o estudante aprendeu um segundo idioma, descobriu estratégias que melhor funcionam, sabe de suas dificuldades, com quais áreas da linguagem tem dificuldade (gramática, pronúncia, etc.) e através de quais materiais têm suporte para aprender (séries, filmes, livros, provas, etc.).

Outras vantagens são: A mente se acostuma a solucionar problemas com menos nervosismo; o aprendizado de novas culturas melhora significativamente o poder de comunicação e negociação, desenvolvimento de uma melhor compreensão auditiva.

Estudos mostraram que alunos alfabetizados em no mínimo dois idiomas tem conhecimento metalinguístico, o que permite fazer comparações e gerar hipóteses criativas. Outra questão são as similaridades linguísticas, pois ao utilizar o conhecimento prévio, há mais facilidade no processo de transferência para o outro idioma. Nessa parte é preciso cuidado, pois nem todas as semelhanças que percebemos são reais, é possível que aconteçam conexões erradas.

No momento de aprendizagem de um terceiro idioma é normal que ocorram generalizações influenciadas do segundo idioma – mais do que do primeiro. Técnicas de neuroimagem buscam obter informações de atividade cerebral para comprovar a habilidade cognitiva. Nosso segundo idioma, como o primeiro, influencia positiva e negativamente o processo de aprendizado do terceiro, e o segundo e terceiro idioma influenciam o primeiro.

Para se tornar fluente em qualquer idioma é preciso se expor e praticar a nova língua. É como um esporte, o atleta melhora seu desempenho à medida que o pratica. A língua é um músculo, então é preciso falar e escrever de maneira criativa com frequência.



Fonte:
noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/10/18/1144718/let-s-talk-facil-aprender-idiomas-bilingue.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONHEÇA
NOSSAS ESCOLAS

Endereço:
Telefone:
E-mail: