Logo Pueri Domus

PUERI DOMUS NOTÍCIAS

Conheça os motivos pelos quais os jovens escolhem o curso na faculdade

Conheça os motivos pelos quais os jovens escolhem o curso na faculdade

Vocação profissional ainda é o motivo principal, mas existem outros fatores – como média salarial – que atraem a atenção dos jovens e até se sobrepõem a outras razões considerada importantes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universia com jovens de 19 a 30 anos de todo o Brasil, a escolha do que cursar da faculdade se dá por uma série de fatores, mas a vocação continua sendo o principal deles. Das 3.357 pessoas ouvidas, 31,3% afirmaram que a aptidão foi o motivo decisivo na eleição da carreira, enquanto 13,8% disseram que um bom salário é o real critério de escolha. 11,1% levam em conta as faculdades mais próximos e o restante considera o valor da mensalidade do curso o motivo.

Em geral, as pessoas confirmam que o melhor caminho é decidir o curso que mais se encaixa com seu perfil. O pensamento central envolve possuir habilidades que contribuem para fazer bem feito o que se gosta de fazer. Se você gosta e possui afinidade com o que o curso oferece, provavelmente foi uma boa escolha. Lembrando que não existe escolha certa ou errada. Estudar nunca é um desperdício, toda experiência educacional agrega em algo na vida. Os alunos não devem temer tanto se arrepender futuramente da decisão que tiveram na hora de prestar vestibular. Sempre há chances, tempos e formas de seguir outro caminho. Todo conhecimento adquirido será de bom proveito.

Por mais que não exista uma receita ideal e aplicável a todas, é fundamental conhecer bem a si mesmo, aos cursos ofertados pelas universidades e carreiras existentes. Dedique tempo para analisar suas melhores habilidades, quais suas principais inteligências, áreas do conhecimento preferidas e liste o que gostaria de fazer por muito tempo – não necessariamente toda a vida, sempre haverão oportunidades de conhecer e se especializar em outros caminhos.

O próximo passo - que não pode ser deixado de lado - é conhecer os cursos e universidades. Leia sobre todos os cursos e selecione os que mais te agradam, depois conheça a grade horária, visite feiras de profissões e carreiras, converse com profissionais da área e alunos, trabalhos acadêmicos, como é o mercado de trabalho dentro e fora do Brasil, possibilidade de intercâmbios e o que mais for possível descobrir. Só se conhece de verdade um curso ao se tornar aluno dele, mas antes é possível descobrir muita coisa para saber se vale a pena ingressar ou não.

Além disso, antes de escolher um curso, pense na carreira que deseja para a vida. Mais importante do que a profissão é a carreira que será construída. Saiba o que o mercado de trabalho requer, quais os conhecimentos e experiências necessárias para o sucesso em determinada área.

É normal que a escolha da graduação não seja fácil para muitos, ainda mais quando se há muita pressão dos pais, professores e da sociedade em geral. Descobrir as áreas relacionadas com sua vocação é um dos melhores caminhos, mas esse filtro não se aplica obrigatoriamente para todas as pessoas. Seja curioso e estude muito até achar os critérios que funcionam e valem pra você.

Fontes:
www.revistaeducacao.com.br/pesquisa-revela-como-os-jovens-escolhem-faculdade
guiadoestudante.abril.com.br/universidades/como-escolher-o-curso-que-melhor-se-encaixa-em-seu-perfil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONHEÇA
NOSSAS ESCOLAS

Endereço:
Telefone:
E-mail: